domingo, 22 de novembro de 2009

Photograhy week







Este conjunto de fotos fez parte de uma proposta para a disciplina de fotografia. A proposta era retratar cores em fotos a preto e branco. Ou seja, tínhamos de retratar a cor por exemplo pelas emoções que elas nos transmitissem. Este foi um trabalho de pares e eu e a minha colega decidimos retratar não uma cor por foto, ou uma só cor nas fotos (eram precisas 4 fotos no mínimo) mas sim algo que representasse as cores num sentido mais geral...assim queriamos passar a mensagem de que as cores naturais dentro da cidade apresentam-se como algo cada vez mais escasso, débil, diminuto...para isso atribuímos toda essa simbologia a um ramo de flores, figura que materializa a noção de natural, cor...
Tivemos apenas 2 horas para tirar as fotos...por isso foi pensar no conceito e ir imediatamente para a rua experimentar e tentar fazer com que as nossas ideias dessem resultado.
Ainda na semana de fotografia tivemos de apresentar um souvenir que representasse a personalidade, o carisma de um determinado fotógrafo que foi atribuído a cada par aleatoriamente...a mim e à minha colega calhou o William Klein, fantástico fotógrafo da época dos anos 50, 6o. Irei posteriormente postar a foto do souvenir mas entretanto ainda não o consegui fotografar, porque o professor gostou tanto dele que nos pediu se podia ficar com ele, e agora tenho de o encontrar para tirar uma foto :)

This set of photos are part of the photography brief that I had. The concept was to portrait colors in black and white...that is to say that we had to portrait colors through its the emotions that they transmit to us for example. We had to do this exercise in pairs and we had just 2 hours to do it. Basically we had to think about a concept and immediately go for experimenting our ideas and shoot them. We both decided not to shoot a color per photo or a whole color for the whole photos (the minimum was 4 pictures). Instead we wanted to create something that would represent colors in a more general sense. This way we wanted to symbolize the natural colors...or the lack of them...because natural colors are getting fewer and fewer within the concrete walls and ground of the city...so it they are decreasing and running out without getting much noticed about it.
After this exercise and before the photograhy week was over we had to create a souvenir that would represent the personality of a photographer that was given to us. Once again, this work was maid with the same pairs and we had William Klein to research about. He is a phenomenal photographer mainly known from the 50s, 60s. I´ll be posting the photo of the souvenir later because I don´t have it with me or a photo of it yet, because our tutor enjoyed it so much that he asked us if he could keep it for him xD now we have to find him and take a photo of the souvenir :)

4 comentários:

  1. As fotos foram captadas a cores e depois convertidas ou foram já captadas a preto/branco? O desafio de transmitir cor a preto/branco é mesmo curioso... e difícil pois há não só as opções conceptuais (e filosóficas) como as técnicas... a cor captada em ortocromático não é a mesma que captada em pancromático (por exemplo). Também há ferramentas tipo Photoshop que têm capacidades "novas" para a conversão para preto/branco bastante flexíveis e mesmo inovadoras que podem ser levadas em consideração para o objectivo final.

    ResponderEliminar
  2. Estas fotos estão soberbas, como já te tinha dito =) Parabéns!
    A vossa ideia foi magnifica!
    Sabes que isto faz me lembrar um excerto de um texto que me saio no teste da escola de teatro do Peter Brook em que ele diz "posso chegar a qualquer sitio, seja ele qual for, nem que seja insignificante, e dele fazer um cenário. Talhar uma história e dar-lhe uma razão de existência, não só a ele, mas também ao que nele se movimenta."
    Fizeste precisamente isso! Conseguiste a ideia da transmissão da cor num silencio colorido. Além da transmissão da cor imaginária, também deste cor ao propósito das imagens: o ramo que é ignorado pelo que o rodeia, mas que é o centro do contexto; o cenário que rodeia o ramo que é o que habitualmente vemos e afinal de contas pensamos que vemos tudo e nada vemos... Os pormenores vitais são sempre ignorados quando o fútil enche o cenário em demasia.

    Beijinhos** =)

    ResponderEliminar
  3. e actualizares o blog?? isso eq era x)
    bj!

    ResponderEliminar
  4. Querida Senora,
    La revista independiente y multicultural El Horizonte Literario Contemporaneo tiene ahora un nuevo website.
    Su direccion es la siguente
    http://contemporaryhorizon.blogspot.com
    Sera un placer para nosotros que se convirtiera en un lector constante de nuestra revista. Muchas gracias !
    Todo lo mejor – Toate cele bune,
    Daniel D. PEACEMAN, Editor

    ResponderEliminar